Fessora Geração Z
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)

Como ir ao Jardim Botânico no dia 07/7/2011





Rio de Janeiro, 1º de julho de 2011


Meus meninos e meninas,


Mais uma vez, haverá uma “paralisação de advertência” dos professores da rede Faetec. Na próxima quinta-feira, dia 07 de julho de 2011, as salas de aula estarão novamente vazias. No site do SINDPEFAETEC há a seguinte nota:

“Em assembleia realizada na ETE Ferreira Viana na última quinta-feira, dia 30/6, foi aprovada nova greve de advertência de 24h no dia 7/7. Neste dia realizaremos nova assembleia no mesmo local, mas pela manhã, às 10 horas.

Pouco antes da assembleia do dia 30/6 começar, o Sindpefaetec recebeu da Faetec a informação de que a reunião do secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, com o governador, teria sido transferida para o sábado, dia 2/7, quando aquele trataria de nossa pauta, sobretudo o reajuste salarial, com o chefe do Poder Executivo.

Esperamos que a reunião de fato aconteça e que o governo ofereça uma proposta de reajuste, não fique apenas querendo ganhar tempo. Exigimos negociação séria e não embromação!”


Bem, se amanhã o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia e o Governador vão tratar dos assuntos do nosso interesse, poderíamos esperar pelo resultado da reunião e já na segunda-feira, 04 de julho, tomar uma posição definitiva, mas quem sou eu pra ficar aqui dando palpite se, assim como 98,75% dos professores, não compareci à assembleia de ontem?

A única coisa que me resta fazer é cumprir a promessa que fiz a vocês de continuar o circuito de atividades culturais durante os dias de paralisação. Dessa vez o destino será o Jardim Botânico!




Como já mencionei em meu post anterior, dos meus 140 alunos, até agora, participaram dos passeios:


TURMA 1.109

1.      Atila Luna A. da Silva Macry
2.      Danilo Siqueira de Oliveira
3.      Leonardo B. Alves
4.      Mariana de Souza Gomes
5.      Patrick Nascimento Rocha de Oliveira


TURMA 1.110

-

TURMA 1.111

1.      Allan de Oliveira Lopes
2.      Ana Leticia Freitas Barbosa
3.      Beatriz Silva de Magalhães
4.      Bruna Garrido Caetano
5.      Carolina Souza dos Santos
6.      Caroline Araujo de Abreu
7.      Graziele F. Metallinos de Carvalho
8.      Kelvin Lucas R. Barbosa
9.      Mariana Siqueira Lopes
10.   Nicole Araujo de Lima
11.   Pamela Lopes da Ressurreição


TURMA 1.112

1.      Marianmester Souza Sascho
2.      Patrick Lira da Silva
3.      Thayza dos Reis Costa


TURMA 1.113

1.      Monica Carvalho
2.      Raiane Pacobahiba


TURMA 1.209

1.      Aline de Carvalho
2.      Luiz Gabriel Oliveira
3.      Matheus Henrique
4.      Renan dos Santos Ribeiro
5.      Thamiris Vieira da Silva
6.      Thiago Lincoln Correia G. de Melo
7.      Thiago Santos da Silva
8.      Diego Vasquez


Enviei hoje à Coordenação de Agendamentos do Jardim Botânico um documento assinado pelo Diretor do CAp ISERJ, Professor Luís Sérgio Gomes Moura Fé, solicitando gratuidade de ingresso no parque para 29 alunos. Dessa vez, se mais alguém quiser passear, vai ter que correr atrás procurando aqui no Blog as informações e vendo se o Prof. Luís Sérgio se dispõe a retificar esse documento, desde que confirme a participação até terça-feira, 05 de julho, apresentando a autorização impressa assinada pelo responsável. Os 29 alunos acima listados receberão a autorização impressa, mas os demais interessados terão que imprimí-la copiando daqui (download do documento abaixo), ou fazendo cópia Xerox na papelaria TerraOn. Não vou mais ficar enchendo as mailboxes de vocês quase implorando para participarem de uma atividade legal, prazerosa, descontraída... Pelo retorno – ou pela falta dele – da maioria, parece que eu estava convocando as turmas para extrair um dente!

Agora chega de desabafos e vamos à parte prática. A ideia seria fazer um piquenique no JB, mas no site do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (http://www.jbrj.gov.br/) está o aviso:

“Não é permitido fazer piquenique na área do parque (veja portaria que regula o uso público do parque), porém é possível fazer lanches na área do parque infantil (onde existe uma lachonete) e no Café Botânico, onde são servidos, além de café, saladas e sanduíches.”

A solução pode ser sairmos do JB e fazermos uma caminhada de 1,5 km, pela Rua Jardim Botânico, até o Parque Lage, mas podemos pensar nisso com mais calma durante a semana.


Infelizmente, não temos como contar com transporte fornecido pela Faetec, e se temos que marcar encontro em algum lugar, esse lugar será a entrada do Jardim Botânico entre 8:30h e 8:45h. Mas por que tão cedo? Porque há uma boa possibilidade de chuva a partir do meio da tarde e fica impossível aproveitar o parque debaixo de um temporal, certo? Então vamos fazer um sacrifício e sair da cama mais cedo para um programa saudável :-))

Saindo da escola, para usar uma referência que todos conheçam, há duas opções de ônibus:

·        Tomar o 438 na Rua Felisberto de Menezes (200m à direita de quem sai do ISERJ)

·        Pegar o 409 na Rua Haddock Lobo próximo ao número 135 (1 km de distância)

Em qualquer opção o percurso dura aproximadamente 45 minutos, ou seja, quem marcar encontro no ISERJ para sair de lá para o JB, tem que pegar o ônibus, no mais tardar, às 08:00h.



De qualquer forma, aconselho ir ao Google Mapas (http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl) e escolher a opção “Como Chegar”. Aparecerá uma uma lateral com duas caixas em branco, A e B. Na caixa A, escreva o seu endereço e na caixa B, Rua Jardim Botânico, 920, Jardim Botânico. Acima das caixas há três ícones . Escolha o do meio, claro.

Por exemplo, se você mora na Rua Arquias Cordeiro, no Méier. O Google Mapas vai lhe orientar a caminhar até à Rua Santa Fé para tomar o ônibus 476 ou o 503A, saltar na Lagoa, Avenida Borges de Medeiros próximo ao número 2225, e caminhar 500m até à Rua Jardim Botânico 920, complementando com a informação que o trajeto dura cerca de uma hora. Ao lado das caixas A e B há outro ícone com duas setinhas e clicando sobre ele, fica sabendo como voltar.

Jardim Botânico

Jardim Botânico



Parque Lage


Parque Lage




Clique para ampliar

Clique para ampliar


AUTORIZAÇÃO


Visita ao Jardim Botanico




0 comentários:

Postar um comentário


Total de visualizações de página

Mascotinho

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
"Sou apenas uma caminhante que perdeu o medo de se perder. Que eu saiba perder meus caminhos, mas saiba recuperar o meu destino. Com dignidade."

Pesquisar este blog