Fessora Geração Z
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)

Vossa Excelência me concederia um favor?




"Prezado Deputado ********,

Gostaria de me apresentar, antes de apresentar os motivos que me levam a lhe escrever.

Meu nome é Telma Castro Silva e sou professora de Matemática no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), que faz parte da rede FAETEC, oferecendo formação superior em Educação e formação técnica em Informática (Processamento de Dados), Gestão (Administração), Secretariado Escolar e Formação Geral.

Recentemente os profissionais de educação da Faetec estiveram em greve durante 10 dias no mês de agosto, mas até chegar à greve propriamente dita, houve nove dias de paralisações de advertência.

Não me compete aqui questionar esse movimento, mas durante os dias de paralisações nos meses de junho e julho, optei por desenvolver atividades culturais fora da escola levando meus alunos a museus como o Museu de Astronomia e o Museu Nacional; pontos turísticos como o Corcovado e o Jardim Botânico; assim como a eventos culturais como à 2ª Feira Faperj de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Toda essa longa introdução é apenas para esclarecer porque uma professora de Matemática – e não de Literatura ou Língua Portuguesa – deseja levar suas turmas a visitar a XV Bienal do Livro no Riocentro. Tenho seis turmas de Ensino Médio no ISERJ, totalizando 150 alunos, e em nenhuma dessas turmas os professores se interessaram por levá-los à Bienal. Como me tornei um tipo de “guia turístico” para os alunos, eles vieram me pedir para organizar o passeio.

Fui conversar com o Diretor do CAp ISERJ e ele me deu todo apoio possível, mas esse apoio se traduz na autorização para fazer o passeio e num formulário – que preenchi e encaminhei – solicitando à Faetec o transporte para meus alunos. Por outro lado, o diretor me disse que não colocasse muita expectativa no retorno da Faetec ao meu pedido, pois há apenas um pequeno número de veículos disponíveis para eventos como esse.

Também tentei conseguir alguma coisa através da Associação de Pais do ISERJ (APIERJ), mas não obtive mais do que uma “promessa de tentativa”, se é que posso me expressar assim.

Todos os passeios que fiz com meus alunos foram usando transporte coletivo, já que os estudantes da rede pública têm RIOCARD, mas para ir da Tijuca – o ISERJ fica na Rua Mariz e Barros, 273 – ao Riocentro, teríamos que tomar três ônibus numa jornada de, aproximadamente, duas horas. Três ônibus para ir e mais três para voltar, sem contar com a ida e volta de cada aluno de casa à escola, é muito cansativo, além da preocupação e responsabilidade de um único professor com tantos adolescentes, o que torna inviável a visita à Bienal sem um transporte adequado.

Meus alunos têm mais de 14 anos, não estando incluídos na gratuidade de ingresso à feira, mas eles não se importam em pagar R$ 6,00 pela entrada, só não podem pagar pelo aluguel de um ônibus e se não conseguirem esse transporte, possivelmente não irão à Bienal este ano.

Seria possível que Vossa Excelência conseguisse transporte gratuito para que eu pudesse levar esses jovens a um evento cultural da importância da XV Bienal do Livro? Muitas vezes, se a escola não tomar a iniciativa, os “meninos” acabam recebendo a Educação mínima, limitada aos muros de uma escola, quando o mundo real está do lado de fora.  Quando organizei o passeio ao Corcovado, poucos alunos puderam arcar com o custo de R$ 18,00 (aproveitamos o Projeto Carioquinha) e nenhum deles jamais havia ido ao ponto turístico mais importante do país, mesmo vivendo no Rio de Janeiro. A mesma coisa aconteceu quando fomos ao Jardim Botânico, que apesar da entrada gratuita, fica na Zona Sul e a quase totalidade dos alunos do ISERJ mora nos subúrbios da cidade.

É fácil dizer que os jovens não se interessam por atividades culturais, principalmente quando não lhes oferecemos oportunidade de conhecê-las.

Agradeço antecipadamente por seu tempo e consideração e fico no aguardo de um breve retorno, assim como na torcida para que meu pedido possa ser atendido.


Atenciosamente,


Telma Castro Silva
Matrícula Faetec 0221624-0"



Carta enviada por mim, hoje, dia 1º de setembro de 2011, a 25 deputados e ao Sr. Sérgio Cabral Filho, governador do Estado do Rio de Janeiro



0 comentários:

Postar um comentário


Total de visualizações de página

Mascotinho

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
"Sou apenas uma caminhante que perdeu o medo de se perder. Que eu saiba perder meus caminhos, mas saiba recuperar o meu destino. Com dignidade."

Pesquisar este blog