Fessora Geração Z
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)

Os 10 mandamentos do mau professor





1.      Comece a aula reclamando do salário

Principalmente se você trabalhar em uma escola pública. O aluno sabe que está ali “de graça” e, à medida que você o conscientiza do quanto é mal pago, valoriza seu diletantismo e constrange o aluno que vai se sentir mal se questionar qualquer atitude do professor que, afinal, está ali fazendo o grande favor de lhe dar aula.  Não se esqueça também de comentar –   casualmente – que a categoria está em estado de greve e de deixar nas entrelinhas que o término do ano letivo está seriamente ameaçado. Aluno ameaçado é aluno calado!

2.      Chegue atrasado e saia de sala antes do fim da aula

No pouco tempo que lhe resta, corra desesperadamente com a matéria, enfatizando como o planejamento é extenso e que é impossível dar todo o conteúdo em tão pouco tempo. Não dê tempo nem oportunidade para o aluno fazer perguntas, pois elas atrasam o bom andamento da aula. De preferência, escreva bastante no quadro e apague antes que o aluno tenha tempo de copiar, sempre valorizando sua habilidade de passar a maior quantidade de conteúdo no menor intervalo de tempo.

3.      Não aprenda os nomes dos alunos

O mau professor que se preza, jamais vai perder tempo memorizando nome de aluno, até porque adolescentes são todos parecidos, ainda mais quando usam uniformes. Coisinha, gorducho, quatro-olho, espinhento, são formas fáceis de identificação e que deixam claro o quanto o professor é ocupado dando aula em três ou quatro escolas além de ser um exemplo de praticidade e interesse seletivo. Qual o sentido em guardar o nome de alguém que, no próximo ano, não terá nenhum vínculo om você?

4.      Não ligue a mínima para a própria aparência

Professor bem vestido pode parecer que passou muito tempo se arrumando... pra quê? Pra ir dar aula? Aquela calça amarrotada e manchada com a camiseta promocional de uma operadora de telefonia móvel fazem uma dupla perfeita para quem vai passar 40 ou 50 minutos falando para um bando de garotos e ganhando um salário de fome pra fazer isso. O tênis é o complemento que indica que conforto é sua prioridade. Melhor deixar pra só se arrumar para quem tem alguma importância na sua vida, e seus alunos não se enquadram nessa categoria.

5.      Prepare avaliações integradas

Não integradas com outras áreas como essa besteira que o ENEM propõe. As questões devem ser integradas umas com as outras. Para fazer a segunda questão, o aluno precisa saber o resultado da primeira e assim por diante. As questões também devem ser longas, pois assim, mesmo que o aluno seja capaz de resolvê-las, não terá tempo para tal e, como uma questão depende da outra, ele possivelmente entregará a prova em branco, o que facilitará bastante sua correção.

6.      Distribua as questões da prova em dois graus de dificuldade

Metade da prova com questões ridículas e a outra metade com questões impossíveis. O mau aluno não vai reclamar, porque vai estar sempre na média, e o bom aluno jamais poderá se vangloriar, já que jamais poderá tirar uma boa nota. Bons alunos podem ser muito arrogantes e é melhor lhes cortar as asas antes que pensem em voar alto.

7.      Aumente a pressão

O momento da prova é um momento tenso, então nada de começar desejando “boa sorte” ou coisa que o valha. O ideal é ocupar metade da primeira folha com uma lista de regras para a resolução das questões, mais conhecida como não-pode. Não pode rasurar. Não pode escrever a lápis. Se escrever a lápis, deve passar caneta – azul ou preta – por cima, mas não pode deixar o escrito a lápis por baixo. Não pode abreviar palavras. Não pode escrever fora do espaço destinado às respostas. Não pode se esquecer de assinar a prova. Lembrando que, para cada item dessa lista, há uma penalidade imposta aos possíveis infratores como, por exemplo, “provas sem assinatura terão nota zero” ou “a cada rasura será descontado meio ponto”.

8.      Tolerância zero na hora da correção

Acertou, levou. Não acertou, perdeu. Essa história de ficar lendo e relendo uma questão, procurando alguma coisa certa para pontuação parcial é para a “tia” do Ensino Fundamental. Professor não é irmão do pai nem da mãe e não deve ficar passando a mão pela cabeça do aluno. O mundo é cruel e o mau professor tem a obrigação de começar a mostrar essa crueldade bem cedo.

9.      Não prepare suas aulas

Seu objetivo primordial é mostrar ao aluno o quanto você sabe mais do que ele. Se chegar em sala com uma aula preparada, pode dar a impressão que teve que estudar para dar aquela aula e isso o rebaixará ao nível dos pobres coitados que ainda têm alguma coisa a aprender. Aprender é função do aluno, jamais do professor. O livro didático tem tudo que o aluno precisa – e mais um pouquinho – então por que perder seu precioso tempo preparando alguma coisa além do que já está lá escrito e sacramentado?

10.   Educar é obrigação da família e não sua

Nunca, jamais e em tempo algum considere-se um educador. Educar é para pai e mãe em casa e você só tem que educar seus filhos e não os filhos dos outros. Não há concursos ou contratos para “educadores” e sim para professores, então deixe essa baboseira de Educação para quem não tem nada melhor a fazer.


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Estes são apenas os mandamentos básicos, mas para ser realmente um mau professor, você tem que se esmerar, se superar. É um trabalho árduo e que exige dedicação integral.

Poderíamos ressaltar aqui a importância da instabilidade emocional, pois maus professores têm sempre altos e baixos imprevistos de humor. Outro ponto crucial é a não integração com o aluno fora da sala de aula. Você já fica tempo bastante aturando o aluno dentro de sala, então, por que conversar com ele fora dali? A preparação de material impresso, quando inevitável, não pode nem deve ser feita em computador, com diagramação e outras frescuras. O mau professor, aquele que tem orgulho de ser realmente ruim, tira xerox de um livro, recorta o que lhe interessa e cola numa folha. Perder tempo digitando apostila... dá um tempo! Só falta agora querer que o professor prepare material novo a cada ano. O que foi bom para o aluno em 1987 será igualmente bom para o aluno em 2012, assim como a prova do turno da manhã não tem porquê ser diferente da prova do turno da tarde.

Para finalizar, lembre-se que você pode ser inesquecível, mas isso depende única e exclusivamente de seu empenho para tal. Aluno é ingrato e logo vai apagar da memória aquele professor “bonzinho” que perdeu a hora do recreio explicando uma mesma questão de várias formas diferentes até que o infeliz entendesse, mas jamais irá se esquecer do professor que lhe tomou uma prova e deu zero injustamente porque suspeitou que o aluno estava colando, ou daquele que o suspendeu por alguma irregularidade que o aluno não cometeu.

A escolha é sua!


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"Sou apenas uma caminhante que perdeu o medo de se perder. Que eu saiba perder meus caminhos, mas saiba recuperar o meu destino. Com dignidade."

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