Fessora Geração Z
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)

A desonestidade de um garçom







"Três pessoas almoçaram em um restaurante e cada uma entregou ao garçom uma nota de R$10,00, perfazendo um total de R$30,00, para pagar a conta. O garçom entregou o dinheiro ao caixa, que devolveu R$5,00, pois a conta era de R$25,00. Como os clientes não sabiam o valor da conta, o garçom resolveu enganá-los. Embolsou R$2,00 e entregou R$1,00 de troco para cada cliente. Assim, cada cliente pagou 9, num total de 3 x R$9,00 = R$27,00, que somados aos R$2,00 que ficaram com o garçom, dão um total de R$29,00. Como explicar o misterioso sumiço de R$1,00?"


Resolução:

A quantia embolsada pelo garçom foi somada duas vezes à despesa. A primeira soma ocorreu quando a despesa original de R$25,00 foi aumentada para R$27,00, devido à atitude desonesta do garçom. A segunda soma ocorreu quando esses R$27,00, que já continham a parte do garçom, foram somados aos R$2,00 (que ficaram com o garçom), dando origem ao total de R$29,00". Assim, em vez da soma R$25,00 (valor da conta) + R$2,00 (parte do garçom) + R$3,00 (troco) = R$30,00, foi realizada a soma 25 + 2 + 2 = 29.

Fonte:

O jeito matemático de pensar
Renato J. Costa Valladares
Rio de Janeiro, 2003, Editora Ciência Moderna

0 comentários:

Postar um comentário


Total de visualizações de página

Mascotinho

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
"Sou apenas uma caminhante que perdeu o medo de se perder. Que eu saiba perder meus caminhos, mas saiba recuperar o meu destino. Com dignidade."

Pesquisar este blog