Fessora Geração Z
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)

Educação pode ser interessante?




Tem horas em que me pergunto se não escolhi a matéria “errada” para dar aula...

Por mais que eu adore meus números, e agradeça a Deus pelo dom do raciocínio lógico, às vezes fico pensando que minhas aulas são muito distanciadas da realidade dos alunos no século XXI. Mas também... a culpa não é minha. Acabei de postar uma linha do tempo na história da Matemática e ela parou em... 1716, quando morreu Leibniz, o criador do Cálculo Diferencial e Integral.

Eu bem que tento inserir a Matemática no dia a dia, integrá-la com outras matérias, mas não é muito fácil atualizar uma ciência cuja última novidade aconteceu há 300 anos. Botei meus alunos para compor funks usando fórmulas matemáticas e usei a questão salarial dos professores para falar de porcentagens, mas trabalho com uma ciência que apareceu em 1.800 AC!

Fui dar uma googlada por aí e fiquei morrendo de inveja dos colegas das outras matérias. Como deve ser interessante para vocês, alunos de 2011, estudar temas atuais na escola! Diretamente dos jornais para a sala de aula: só posso fazer isso se meu jornal for um papiro (rss).

Fiquei divagando e imaginando como seriam as minhas aulas se eu fosse professora de ...


Literatura Brasileira:

O lançamento de uma nova biografia de Lorde Byron, o autor de “Don Juan”, pode ser o início de uma linda aula sobre Romantismo e ir até à música de Gonzaguinha, que diz:

Chega de temer, chorar, sofrer, sorrir, se dar
E se perder e se achar e tudo aquilo que é viver
Eu quero mais é me abrir e que essa vida entre assim
Como se fosse o sol desvirginando a madrugada
Quero sentir a dor desta manhã

Tem coisa mais romântica que isso?



Língua Portuguesa:

Que tal aproveitar esse debate todo sobre linguagem e exclusão social para trabalhar com letras de funk em sala de aula? Claro que não dá pra pegar aqueles funks cheios de palavrões porque logo haveria uma fila de pais fazendo queixa – embora eu ache que o palavrão faz parte da Língua –, mas no funk tem coisas ótimas para estudar gramática.


Em matéria de amor
Todos me conhecem bem
Vou fazer tu vibrar
No meu estilo vai e vem...

Essa “Vou fazer tu vibrar” pode ser tema de uma boa aula!



Língua Estrangeira:

Essa é até covardia. Estou pensando em fazer a prova e tirar o CPE da Cambridge pra poder dar aula de Inglês. Eu viajaria quase que literalmente com a turma nas letras de músicas como “I Love Paris” e “New York, New York”.



Biologia:

Aproveitando o filme "A Criação", de 2010, sobre a vida de Charles Darwin, discutiria a evolução das espécies, debatendo ainda a polêmica sobre Educação x Religião causada pelo tema.





Física:

Depois do terremoto, em março, no Japão, o assunto tornou-se mais do que debatido e não há melhor lugar que a sala de aula para isso.



Química:

O doping de César Cielo por contaminação num suplemento alimentar ainda está nas manchetes, então por que não aproveitar o assunto numa aula de Química?



História:

A História é um carro alegre
cheia de um povo contente
que atropela indiferente
todo aquele que a negue







Pode-se começar por aí o estudo de regimes totalitários na América Latina.



Geografia:

Está nos noticiários esta semana: Espanha é a “bola da vez” da crise mundial. Não sai daí uma ótima aula de Geografia?



Sociologia:

Outra covardia... todos sabem como sou apaixonada pelo Chico Buarque. Não é à toa que meus gatos se chamam Chico e Carolina ( Nos seus olhos fundos/ Guarda tanta dor/ A dor de todo esse mundo ).




Percorrendo as letras de suas canções dá pra fazer um perfil sociológico do Brasil nas últimas quatro décadas.



Filosofia:

Enquanto o mundo tenta entender os conflitos em Londres, uma aula de Filosofia pode ser extremamente interessante debatendo liberdade e igualdade na visão de Rousseau que diz, “O homem nasce livre e por toda parte se encontra acorrentado”.



Artes:

Todo mundo está comentando o desenho “Rio”, então por que não fazer uma animação na aula de Artes?




0 comentários:

Postar um comentário


Total de visualizações de página

Mascotinho

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
"Sou apenas uma caminhante que perdeu o medo de se perder. Que eu saiba perder meus caminhos, mas saiba recuperar o meu destino. Com dignidade."

Pesquisar este blog