Pessoal,
Gostei demais da nossa visita ao MAST – que quase se transforma em “Uma Noite no Museu 3”. Pena mais gente não tenha aproveitado a oportunidade, mas não há de faltar outras.
Por mero acaso, fomos ao Museu de Astronomia no dia do Solstício de Inverno que é quando o Sol nasce e se põe no ponto mais afastado ao Norte dos Pontos Cardeais Leste e Oeste. Neste dia, ele pára de se afastar para o Norte e volta a nascer e se pôr cada vez mais ao Sul. Aliás...vocês sabiam que a palavra “solstício” significa “sol parado”, em latim? É também neste dia que, no Hemisfério Sul, temos o dia mais curto e a noite mais longa do ano”, nos explicou o Dr. Eugênio Reis, astrônomo da Coordenação de Educação do MAST, que também nos convidou para assistir a uma palestra do astrônomo italiano da Universidade de Roma, Costantino Sigismondi, sobre as linhas meridianas construídas em igrejas do século XV, que funcionam como gigantescos observatórios solares.
Fechamos a tarde com um piquenique nos jardins do museu que quase fecha as portas com a gente lá dentro, mas tudo bem... faz parte (rss).
Quero agradecer não só aos alunos que me acompanharam nessa tarde tão legal, como às “mamães”, Selma Siqueira e Maria Garrido que aceitaram o convite e embarcaram na aventura astronômica com o grupo.
As fotos em tamanho original estão em http://s1002.photobucket.com para quem quiser fazer download e guardar a lembrança do Solstício de 2011.
Valeu!
VÍDEO
Postar um comentário