Fessora Geração Z
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)

Visita ao MAST no Solstício de Inverno - 21/6/2011


Pessoal,

Gostei demais da nossa visita ao MAST – que quase se transforma em “Uma Noite no Museu 3”. Pena mais gente não tenha aproveitado a oportunidade, mas não há de faltar outras.

Por mero acaso, fomos ao Museu de Astronomia no dia do Solstício de Inverno que é quando o Sol nasce e se põe no ponto mais afastado ao Norte dos Pontos Cardeais Leste e Oeste. Neste dia, ele pára de se afastar para o Norte e volta a nascer e se pôr cada vez mais ao Sul. Aliás...vocês sabiam que a palavra “solstício” significa “sol parado”, em latim? É também neste dia que, no Hemisfério Sul, temos o dia mais curto e a noite mais longa do ano”, nos explicou o Dr. Eugênio Reis, astrônomo da Coordenação de Educação do MAST, que também nos convidou para assistir a uma palestra do astrônomo italiano da Universidade de Roma, Costantino Sigismondi, sobre as linhas meridianas construídas em igrejas do século XV, que funcionam como gigantescos observatórios solares.



Fechamos a tarde com um piquenique nos jardins do museu que quase fecha as portas com a gente lá dentro, mas tudo bem... faz parte (rss).

Quero agradecer não só aos alunos que me acompanharam nessa tarde tão legal, como às “mamães”, Selma Siqueira e Maria Garrido que aceitaram o convite e embarcaram na aventura astronômica com o grupo.





As fotos em tamanho original estão em http://s1002.photobucket.com para quem quiser fazer download e guardar a lembrança do Solstício de 2011.

Valeu!















VÍDEO





0 comentários:

Postar um comentário


Total de visualizações de página

Mascotinho

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
"Sou apenas uma caminhante que perdeu o medo de se perder. Que eu saiba perder meus caminhos, mas saiba recuperar o meu destino. Com dignidade."

Pesquisar este blog