Dados e história sobre o Corcovado e o Cristo Redentor
22:09A história recente do Corcovado data desde o século XVI, quando os colonizadores portugueses batizaram a montanha de Pico da Tentação, uma referência a um monte bíblico. No século XVII o monte é rebatizado de Corcovado, devido a sua forma que lembraria uma corcunda (corcova).
Em 1824, dois anos após a independência do Brasil, Dom Pedro I lidera uma expedição ao topo do Corcovado, abrindo um caminho para o cume. 35 anos mais tarde, em 1859 o padre Pedro Maria Boss sugere à Princesa Isabel que seja construído um monumento religioso no alto do Corcovado.
Em 1882 Dom Pedro II autoriza a construção da Estrada de Ferro do Corcovado, que começa a funcionar em 1884 no trecho Cosme Velho – Paineiras. Um ano mais tarde é inaugurado o trecho final da estrada de ferro, ligando as Paineiras ao topo do morro. A extensão total da ferrovia é de 3800 metros.
Somente em 1921 é retomada a idéia do Padre Boss de construir um monumento religioso, na ocasião, para comemorar-se o centenário da independência do Brasil. A pedra fundamental da construção é lançada em 4 de Abril de 1922.
Em 1923 é realizado um concurso para a escolha do monumento a ser construído e o projeto vencedor é do engenheiro Heitor da Silva Costa.
Finalmente, em 1931 é inaugurada oficialmente a Estátua do Cristo Redentor. O desenho da estátua é de Carlos Oswald e a execução do escultor francês Paul Maximilian Landowski.
As escadas rolantes e os elevadores são de 2003.
Em 2007 o Cristo Redentor foi declarado uma das 7 Maravilhas do Mundo.
As medidas da estátua do Cristo Redentor
· Localização – Cume do Morro do Corcovado, 710m acima do nível do mar
· Visibilidade – 360º
· Altura total do monumento – 38m
· Altura da estátua – 30m
· Altura do pedestal – 8m
· Altura da cabeça – 3,75m
· Comprimento da mão – 3,20m
· Distância entre os extremos dos dedos – 28m
· Peso da estátua – 1.145 toneladas
· Peso da cabeça – 30 toneladas
· Peso de cada mão – 8 toneladas
· Peso de cada braço – 57 toneladas
· Distância entre os extremos dos dedos – 30 m
Vamos conferir?
Como ir ao Cristo Redentor dia 30/6/2011
01:12Trem do Corcovado
Localização: Rua Cosme Velho, 513 – em frente ao nº 470 (Igreja São Judas Tadeu) – Laranjeiras - Rio de Janeiro - RJ, 22241-090
Clique para ampliar |
Localizado no alto do Morro do Corcovado, o monumento é a imagem brasileira mais conhecida no mundo. Todos os anos mais de 600 mil pessoas são levadas ao Cristo Redentor pela centenária Estrada de Ferro do Corcovado, o passeio turístico mais antigo do país.
Além de se deslumbrar ao ver pelas janelas do trem as paisagens mais bonitas da Cidade Maravilhosa, o passageiro faz um passeio através da história do Brasil.
Inaugurado em 1884 pelo Imperador D. Pedro II, o Trem do Corcovado já levou Papas, Reis, Príncipes, Presidentes da República, artistas e cientistas.
É também um passeio ecológico. O trem atravessa a maior floresta urbana do mundo: o Parque Nacional da Tijuca, um pedaço da mata atlântica que é considerado um exemplo de preservação da natureza.
E quem viaja pela Estrada de Ferro do Corcovado ajuda a manter a floresta: o trem é elétrico e, por isso, não polui; além disso, parte da arrecadação da bilheteria é destinada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para conservação da mata.
Como chegar saindo do ISERJ:
Clique para ampliar |
PARTIDA: ISERJ - R. Mariz E Barros, 273 - Maracanã
Rio de Janeiro - RJ, 20270-003
1. Siga na direção nordeste na R. Mariz E Barros em direção à R. Paraíba (100 m)
2. Vire à direita na R. Felisberto de Menezes (110 m)
3. Caminhe até Rua Felisberto de Menezes próximo ao número 149 - Em torno de 3 minutos (210 m)
4. Tome o Ônibus - 456 - Meier - General Osorio (Via Tunel Santa Barbara) - Direção: Ipanema
O serviço funciona a cada 30 minutos
Saltar: Rua Pinheiro Machado próximo ao número 75 (Universidade Santa Úrsula)
Atravessar – PELA PASSARELA – para o outro lado da rua, Rua Farani, próximo ao nº 8
5. Tomar o Ônibus 584 - Cosme Velho - Leblon (Via Copacabana) - Direção: Santa Tereza
CHEGADA: Terminal Rodoviário próximo ao número 698, mas há um ponto de ônibus antes, em frente à Igreja, e é melhor saltar ali.
Tempo total: 30 minutos
Para tomarmos o trenzinho para o Corcovado, às 10:00h de 5ªf, dia 30 de junho de 2011, podemos marcar encontro às 9:30h na Praça São Judas Tadeu, que fica ao lado da Estação Ferroviária.
Clique para ampliar |
Como ir à Feira FAPERJ dia 29/6/2011
00:31Localização: Avenida Barão de Tefé 75, no bairro da Saúde, área que pertence ao projeto de revitalização do Cais do Porto - Rio de Janeiro.
Clique para ampliar |
Construído em 1871 por André Rebouças foi o primeiro Armazém da Região Portuária do Rio de Janeiro. Singular em dimensão e características arquitetônicas tem aproximadamente 14.000 m2 de área construída em dois pisos - o térreo e o mezanino, e um espaço interno com 168 metros de comprimento e 36 metros de largura.
A reforma foi iniciada em 2002, com projeto do arquiteto Hélio Pellegrino, com o objetivo de preparar o espaço para abrigar um centro de excelência em cultura e inclusão social. A primeira etapa, que incluiu a restauração do interior do armazém e a reestruturação da parte elétrica e hidráulica, foi financiada pela Petrobrás através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Para terminar a obra e implantar seus segmentos, a Ação da Cidadania está em fase da captação e busca de empresas socialmente responsáveis.
Como chegar saindo do ISERJ:
PARTIDA: ISERJ - R. Mariz E Barros, 273 - Maracanã
Rio de Janeiro - RJ, 20270-003
1. Siga na direção nordeste na R. Mariz E Barros em direção à R. Paraíba (100 m)
2. Vire à direita na R. Felisberto de Menezes (110 m)
3. Caminhe até Rua Felisberto de Menezes próximo ao número 149 - Em torno de 3 minutos (210 m)
4. Tome o Ônibus 222 - Vila Isabel - Hospital dos Servidores - Direção: Saude (14 minutos, 11 paradas)
O serviço funciona a cada 30 minutos
Penúltima parada: Rua Edgar Gordilho próximo ao número 110
Saltar: Rua Sacadura Cabral próximo ao número 103
CHEGADA: Caminhe até Av. Barão de Tefé, 75 - Saúde, Rio de Janeiro - RJ, 20220-460 - Em torno de 4 minutos (350 m)
Tempo total: 21 minutos
Para irmos à abertura da Feira FAPERJ de Ciência, Tecnologia & Inovação, às 14:00h de 4ªf, dia 29 de junho de 2011, podemos marcar encontro às 13:30h na Praça Jornal do Comércio, que fica entre o ponto de ônibus e o local do evento.
Clique para ampliar |
Feira da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ
21:2122/06/2011
II Feira FAPERJ mostra o dinamismo da pesquisa fluminense
Depois do sucesso da primeira edição da Feira FAPERJ Ciência, Tecnologia & Inovação – realizada em 2010, no Museu de Arte Moderna, por ocasião dos 30 anos de criação da Fundação e do centenário de nascimento do seu patrono, Carlos Chagas Filho (1910-2000) –, a agência de fomento à pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, promove uma nova versão do evento. Dessa vez, o lugar escolhido é o Centro Cultural da Ação da Cidadania (CCAC), próximo ao Cais do Porto, no bairro da Saúde, que vai receber nos dias 29 e 30 de junho uma ampla programação, com os resultados de diversos projetos desenvolvidos com apoio da FAPERJ nas instituições de ensino e pesquisa fluminenses.
O evento reunirá no Centro Cultural da Ação da Cidadania cerca de 300 pesquisadores, empreendedores e alunos com projetos financiados pela FAPERJ, relativos à Ciência, Tecnologia & Inovação. O visitante da Feira poderá constatar, em um panorama eclético, a diversidade dos produtos e processos resultantes dos programas de fomento da Fundação. Serão apresentados 75 estandes com projetos em vários setores produtivos e áreas de conhecimento: kits diagnósticos para doenças; produção de novos fármacos; alimentos; meio ambiente; segurança pública; cidadania da pessoa com deficiência; energias alternativas; agropecuária; alimentos; moda; e rochas ornamentais, dentre outras.
De acordo com o presidente da Fundação, Ruy Garcia Marques, a Feira FAPERJ Ciência, Tecnologia & Inovação 2011 será uma oportunidade para estimular o intercâmbio de informações entre o meio acadêmico e a sociedade, contribuindo para a difusão e popularização da ciência e tecnologia. "Esta é uma das principais vertentes de apoio da Fundação e a Feira é uma excelente oportunidade para trabalharmos nesse sentido. Além disso, a apresentação de tantos projetos que financiamos, todos com grande relevância, funciona quase que como uma prestação de contas à sociedade. Tenho certeza de que teremos um grande público nos dois dias da Feira, e espero que ele seja bastante diversificado, abrangendo não somente a comunidade científica e tecnológica, mas também os alunos de escolas públicas e todas as camadas da população", afirmou.
Um dos destaques da Feira será o veículo Motofog, uma moto de125 a 150 cilindradas, adaptada para liberar inseticida por termonebulização. Desenvolvida pela empresa Fumajet, ela já vem sendo utilizada por algumas prefeituras no Estado do Rio de Janeiro para o combate ao mosquito Aedes aegypti, o vetor da dengue. Outro produto desenvolvido com o apoio da FAPERJ que promete despertar a atenção do público é um concentrador solar parabólico desenvolvido pela Global Master, em Petrópolis, que pode ser utilizado para aquecimento, em processos industriais, na produção de energia elétrica, e até mesmo para a produção de gelo.
De acordo com o presidente da Fundação, Ruy Garcia Marques, a Feira FAPERJ Ciência, Tecnologia & Inovação 2011 será uma oportunidade para estimular o intercâmbio de informações entre o meio acadêmico e a sociedade, contribuindo para a difusão e popularização da ciência e tecnologia. "Esta é uma das principais vertentes de apoio da Fundação e a Feira é uma excelente oportunidade para trabalharmos nesse sentido. Além disso, a apresentação de tantos projetos que financiamos, todos com grande relevância, funciona quase que como uma prestação de contas à sociedade. Tenho certeza de que teremos um grande público nos dois dias da Feira, e espero que ele seja bastante diversificado, abrangendo não somente a comunidade científica e tecnológica, mas também os alunos de escolas públicas e todas as camadas da população", afirmou.
Um dos destaques da Feira será o veículo Motofog, uma moto de
Entre as atrações da Feira estão ainda o MagLev-Cobra, o primeiro trem de levitação magnética do País, desenvolvido por pesquisadores da Coppe/UFRJ com apoio da FAPERJ e do BNDES e que em breve estará funcionando no campus da Ilha do Fundão, para testes; os dinossauros do Museu Nacional/UFRJ e a preguiça pré-histórica do Parque Paleontológico de Itaboraí/Uerj. O ano internacional da química também terá seu espaço, com a apresentação de projetos de pesquisadores das mais diversas instituições de ensino e pesquisa do estado do Rio de Janeiro e também de empresas. Misturando arte e ciência, será apresentado o Balé das Proteínas e atividades de C&T dirigidas ao público escolar, como oficinas de paleontologia com fósseis reais de dinossauros.
Simpósio vai discutir parceria entre empresas e universidades
Paralelamente à Feira, e em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), será realizado o Simpósio Academia - Empresa, com uma programação de palestras sob o tema "Inovação: histórias de sucesso com foco no Estado do Rio de Janeiro". A programação, que se estende das 14h às 18h, inclui palestras e histórias de sucesso em inovação no Estado do Rio de Janeiro, com uma grande diversidade de pesquisadores e empresários: Jerson Kelman, presidente do grupo Light; Maria Silvia Bastos Marques, presidente da Icatu; Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe/UFRJ; Luiz Carlos Silveira, diretor do Instituto Tecnológico Vale; Albert de Melo, diretor geral do Cepel/Eletrobrás; Fernando Baratelli, gerente de Informação Técnica e Propriedade Intelectual do Cenpes/Petrobras; João Jornada, presidente do Inmetro; Carlos Ivan Leal, presidente da FGV; Roberto Vermulm, diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep; e Fábio Gandour, da IBM Research, entre outros.
Oficinas serão realizadas ao longo dos dois dias da Feira
A programação da Feira também inclui a realização de diversas oficinas. Numa delas, os visitantes poderão atravessar o túnel do "Passeio na Lua", que irá simular, em realidade virtual, uma caminhada na lua. O visitante colocará um capacete e, através de um espelho, visualizará o teto onde estão as crateras, e, caminhando sobre um colchão, terá a sensação de pisar nas crateras. Paralelamente, haverá exibição de meteoritos, que o visitante poderá tocar e obter informações de como reconhecê-los. Poderá até tocar num meteorito marciano, que estará exposto numa base com uma pequena abertura que permite tocar no meteorito. O Visitante também aprenderá a identificar as características de um meteorito. Sempre às 19h, nos dois dias de realização da feira, será apresentado o Balé das Proteínas, espetáculo que busca revelar a magia da ciência através de uma proposta multimídia. Com trilha baseada em sons oriundos do organismo humano, mantras e "sonoplastias siderais", são projetadas imagens que ilustram os movimentos microscópicos e, ao mesmo tempo, revelam a beleza dos processo metabólicos que ocorrem dentro da célula humana.
Na instalação "Anatomia das Paixões: a arte, a ciência e o sujeito", os visitantes são convidados a atravessar os portais de "nossas paixões e sentidos" biológicos, exemplificados pela audição. Uma oficina de cerâmica Guarani, oriunda de projeto que inclui a participação de bolsistas do programa “Jovens Talentos para a Ciência”, da FAPERJ, permitirá ao visitante conhecer um pouco sobre o trabalho de campo de arqueólogos. Na área da Paleontologia, diversas atividades oferecerão a oportunidadede reconstituição dos cenários de vida do passado da Terra, e, assim, o entendimento das transformações ambientais no decorrer do tempo geológico e a avaliação da aplicabilidade dos fósseis para a prospecção de recursos minerais.
CNPq fará lançamento do XXV Prêmio Jovem Cientista
A programação da Feira também inclui a realização de diversas oficinas. Numa delas, os visitantes poderão atravessar o túnel do "Passeio na Lua", que irá simular, em realidade virtual, uma caminhada na lua. O visitante colocará um capacete e, através de um espelho, visualizará o teto onde estão as crateras, e, caminhando sobre um colchão, terá a sensação de pisar nas crateras. Paralelamente, haverá exibição de meteoritos, que o visitante poderá tocar e obter informações de como reconhecê-los. Poderá até tocar num meteorito marciano, que estará exposto numa base com uma pequena abertura que permite tocar no meteorito. O Visitante também aprenderá a identificar as características de um meteorito. Sempre às 19h, nos dois dias de realização da feira, será apresentado o Balé das Proteínas, espetáculo que busca revelar a magia da ciência através de uma proposta multimídia. Com trilha baseada em sons oriundos do organismo humano, mantras e "sonoplastias siderais", são projetadas imagens que ilustram os movimentos microscópicos e, ao mesmo tempo, revelam a beleza dos processo metabólicos que ocorrem dentro da célula humana.
Na instalação "Anatomia das Paixões: a arte, a ciência e o sujeito", os visitantes são convidados a atravessar os portais de "nossas paixões e sentidos" biológicos, exemplificados pela audição. Uma oficina de cerâmica Guarani, oriunda de projeto que inclui a participação de bolsistas do programa “Jovens Talentos para a Ciência”, da FAPERJ, permitirá ao visitante conhecer um pouco sobre o trabalho de campo de arqueólogos. Na área da Paleontologia, diversas atividades oferecerão a oportunidadede reconstituição dos cenários de vida do passado da Terra, e, assim, o entendimento das transformações ambientais no decorrer do tempo geológico e a avaliação da aplicabilidade dos fósseis para a prospecção de recursos minerais.
CNPq fará lançamento do XXV Prêmio Jovem Cientista
A Diretoria de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) fará o lançamento, no Rio de Janeiro, do XXV Prêmio Jovem Cientista, que nesta edição terá como tema "Cidades Sustentáveis". O lançamento do XXV Prêmio Jovem Cientista será realizada no dia 30 de junho, às 10h, no auditório montado no local da Feira FAPERJ.
Confira a programação do Simpósio clicando aqui.
Veja o mapa para chegar ao Centro Cultural da Ação da Cidadania – CCAC clicando aqui
II Feira FAPERJ Ciência, Tecnologia & Inovação
Local: Centro Cultural da Ação da Cidadania – CCAC
Endereço: Av. Barão de Tefé, 75, Bairro da Saúde – Rio de Janeiro
Datas: quarta e quinta-feiras, dias 29 e 30 de junho de 2011
Horário: 10h às 22h
Entrada franca (tanto para a Feira como para o Simpósio)
Também serão aceitas visitas de escolas.
Abertura da Feira: quarta-feira, 29 de junho, 10h, com a presença do Governador Sérgio Cabral, do Prefeito Eduardo Paes e do Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia Alexandre Cardoso.
Veja, abaixo, a planta da Feira FAPERJ. Clique na figura para ver a imagem em tamanho ampliado.
Fonte:http://www.faperj.br/
Visita ao MAST no Solstício de Inverno - 21/6/2011
19:38Pessoal,
Gostei demais da nossa visita ao MAST – que quase se transforma em “Uma Noite no Museu 3”. Pena mais gente não tenha aproveitado a oportunidade, mas não há de faltar outras.
Por mero acaso, fomos ao Museu de Astronomia no dia do Solstício de Inverno que é quando o Sol nasce e se põe no ponto mais afastado ao Norte dos Pontos Cardeais Leste e Oeste. Neste dia, ele pára de se afastar para o Norte e volta a nascer e se pôr cada vez mais ao Sul. Aliás...vocês sabiam que a palavra “solstício” significa “sol parado”, em latim? É também neste dia que, no Hemisfério Sul, temos o dia mais curto e a noite mais longa do ano”, nos explicou o Dr. Eugênio Reis, astrônomo da Coordenação de Educação do MAST, que também nos convidou para assistir a uma palestra do astrônomo italiano da Universidade de Roma, Costantino Sigismondi, sobre as linhas meridianas construídas em igrejas do século XV, que funcionam como gigantescos observatórios solares.
Fechamos a tarde com um piquenique nos jardins do museu que quase fecha as portas com a gente lá dentro, mas tudo bem... faz parte (rss).
Quero agradecer não só aos alunos que me acompanharam nessa tarde tão legal, como às “mamães”, Selma Siqueira e Maria Garrido que aceitaram o convite e embarcaram na aventura astronômica com o grupo.
As fotos em tamanho original estão em http://s1002.photobucket.com para quem quiser fazer download e guardar a lembrança do Solstício de 2011.
Valeu!
VÍDEO
Aos alunos ISERJ/2011 - Turmas 1.111 e 1.112
20:27Meus caros alunos,
Gostaria de confirmar nosso cronograma de atividades para os dias 20 e 21 de junho próximos.
2ªf – 20/6/2011:
Entrada às 13:30h – aula de Trigonometria na sala 208 (Laboratório de Informática);
15:00h – Aplicação do Trabalho em grupo sobre Conjuntos que não pôde acontecer no dia 14/6 como estava previsto;
16:00h – Intervalo
16:20h – Exibição do filme That’s What I Am (Sinopse e trailer aqui) com 1h 40min de duração.
Gostaria de confirmar nosso cronograma de atividades para os dias 20 e 21 de junho próximos.
2ªf – 20/6/2011:
Entrada às 13:30h – aula de Trigonometria na sala 208 (Laboratório de Informática);
15:00h – Aplicação do Trabalho em grupo sobre Conjuntos que não pôde acontecer no dia 14/6 como estava previsto;
16:00h – Intervalo
16:20h – Exibição do filme That’s What I Am (Sinopse e trailer aqui) com 1h 40min de duração.
3ªf – 21/6/2011:
14:00h – Visita ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).
Aqueles que desejarem participar do passeio ao MAST + piquenique, deverão entregar a autorização (download autorização) impressa e assinada pelo responsável na 2ªf, 20/6.
O encontro será no ponto de ônibus em frente ao Educandário Gonçalves de Araújo – Campo de São Cristóvão, 310 – entre 13:30h e 13:45h e daí caminharemos até o MAST, à Rua General Bruce, 586 (350 m – vide mapa abaixo).
Grande abraço e um ótimo Domingo :-))
Pela liberdade de escolhas!
19:45Assembléia decide por Greve de Advertência de 48 horas.
|
Despedida do Trema
08:13Estou indo embora. Não há mais lugar para mim. Eu sou o trema.
Você pode nunca ter reparado em mim, mas eu estava sempre ali, na Anhangüera, nos aqüíferos, nas lingüiças e seus trocadilhos por mais de quatrocentos e cinqüentas anos.
Mas os tempos mudaram. Inventaram uma tal de reforma ortográfica e eu simplesmente estou fora. Fui expulso pra sempre do dicionário. Seus ingratos! Isso é uma delinqüência de lingüistas grandiloqüentes!...
O resto dos pontos e o alfabeto não me deram o menor apoio... A letra U se disse aliviada porque vou finalmente sair de cima dela. Os dois pontos disse que seu sou um preguiçoso que trabalha deitado enquanto ele fica em pé.
Até o cedilha foi a favor da minha expulsão, aquele C cagão que fica se passando por S e nunca tem coragem de iniciar uma palavra. E também tem aquele obeso do O e o anoréxico do I. Desesperado, tentei chamar o ponto final pra trabalharmos juntos, fazendo um bico de reticências, mas ele se negou, sempre encerrando logo todas as discussões. Será que se deixar um topete moicano posso me passar por aspas?... A verdade é que estou fora de moda. Quem está na moda são os estrangeiros, é o K e o W, "KKKK" pra cá, "www" pra lá.
Até o jogo da velha, que ninguém nunca ligou, virou celebridade nesse tal de Twitter que, aliás, deveria se chamar TÜITER. Chega de argüição, mas estejam certos, seus moderninhos: haverá conseqüências! Chega de piadinhas dizendo que estou "tremendo" de medo. Tudo bem, vou-me embora da Língua Portuguesa. Foi bom enquanto durou. Vou para o alemão, lá eles adoram os tremas. E um dia vocês sentirão saudades. E não vão agüentar!...
Nós nos veremos nos livros antigos. Saio da Língua para entrar na história.
Adeus,
Trema
Autor desconhecido
Isso é o que eu sou!
21:52Olha, sei que não é muito bonito o que vou fazer agora, mas como o filme ainda não estreou nos cinemas brasileiros – e eu quero MUI-TO que meus alunos o assistam – vou postar links para download de um dos melhores filmes sobre professores e alunos que já assisti. Nessa época de discussão sobre bullying e intolerâncias diversas, o filme traz uma lição melhor que qualquer aula de Matemática e, se for possível, gostaria de passá-lo na escola para os meninos e para meus colegas.
Título Original: That’s What I Am
Gênero: Comédia / Drama
Tempo de Duração: 101 min
Ano de Lançamento: 2011
Sinopse:
No filme, Andy Nichol é um garoto de 12 anos, que como a maioria da sua idade, tenta evitar confusão e motivos para ser ridicularizado e punido pelos colegas da escola. Adorado pelos alunos, Mr. Simon, interpretado por Harris, coloca Andy e Stanley como dupla em um projeto da escola. Stanley é perseguido por ser diferente, ruivo, com “a cabeça muito grande para seu corpo e as orelhas muito grande para sua cabeça”. Nessa relação, Andy e Stanley aprenderão um sobre o outro, e Mr. Simon terá que enfrentar uma fofoca envolvendo preconceitos e intolerância.
Elenco:
Ed Harris … Mr. Simon
Molly Parker … Mrs. Nichol
Randy Orton … Ed Freel
Amy Madigan … Principal Kelner
Mia Rose Frampton … Mary Clear
Trailer sem legenda:
LINKS PARA DOWNLOAD
LEGENDA:
Deve ser salva na mesma pasta que o arquivo do vídeo, mas só será reconhecida se tiver o mesmo nome do arquivo AVI, só que com a extensão SRT.